Para registrar uma reclamação na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o beneficiário de plano de saúde pode seguir os seguintes passos:
- Acesse o site da ANS (www.ans.gov.br) e selecione a opção “Central de Atendimento ao Consumidor” na aba “Consumidor” no menu principal.
- Selecione a opção “Reclamações” e clique em “Registro de Reclamação”.
- Preencha as informações solicitadas, como nome completo, CPF, dados do plano de saúde, descrição detalhada da reclamação e documentos que comprovem o problema relatado (se houver).
- Após o preenchimento, clique em “Enviar”.
- Anote o número de protocolo da reclamação gerado pelo sistema da ANS para acompanhamento posterior.
Também é possível registrar a reclamação na ANS por telefone, através do número 0800 701 9656, ou presencialmente em um dos postos de atendimento da ANS. A ANS irá avaliar a reclamação e, se for constatada alguma irregularidade, poderá tomar as medidas cabíveis para garantir o cumprimento dos direitos do beneficiário de plano de saúde.