FAQ

O que é “Jornada Britânica”?

A “Jornada Britânica” refere-se a um modelo de registro de ponto onde os horários de entrada e saída dos trabalhadores são anotados de forma uniforme, independentemente das variações reais. Esse método, embora reflita uma aparente pontualidade, é proibido pela legislação trabalhista brasileira devido à sua imprecisão e potencial para mascarar horas extras não compensadas. Os trabalhadores cujos registros refletem essa prática têm direito a ter suas horas de trabalho reais reconhecidas, incluindo a compensação por quaisquer horas extras trabalhadas, conforme estabelecido na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Veja abaixo o exemplo de um cartão de ponto com anotações britânicas.

Cartão de Ponto Britânico
Cartão de Ponto Britânico Cartográfico

image 2
Cartão de Ponto Britânico Digital

O posso fazer se vivencio a jornada britânica ilegal no meu trabalho?

O trabalhador que vivencia a jornada britânica ilegal pode reivindicar rescisão indireta se a empresa pratica irregularidades significativas, como a manipulação de cartões de ponto para refletir uma “Jornada Britânica”. Essa situação pode ser considerada uma violação grave dos direitos do trabalhador, justificando a rescisão indireta do contrato de trabalho pela parte do empregado, de acordo com a CLT.

Quais são os direitos do trabalhador quando identificada a jornada britânica ilegal?

Se um empregador manipula cartões de ponto para refletir uma “Jornada Britânica”, os trabalhadores têm direito ao pagamento de horas extras não registradas. A legislação trabalhista, especificamente a CLT, assegura que qualquer hora trabalhada além da jornada regular deve ser compensada com um acréscimo de no mínimo 50% sobre o valor da hora normal. Em caso de manipulação de registros, o empregado pode reivindicar essas horas em ação trabalhista, apresentando provas de sua jornada real de trabalho.

compartilhe

MENU

Nós utilizamos cookies em nossos serviços para personalizar o conteúdo proposto e dar a você melhor experiência de navegação. Ao aceitar os cookies, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações acesse nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.